Buscar
  • Alvorada Arquitetos

Como saber se posso derrubar uma parede?

Você está pensando em ampliar os ambientes do apartamento ou de sua casa. Mas aí vem aquela dúvida. Será que eu posso tirar essa parede?


Basicamente, você deve SEMPRE seguir essa orientação:


Nunca, em hipótese alguma, derrube um elemento estrutural do seu prédio. Ou seja, nunca remova ou faça aberturas em pilares, vigas e lajes da sua construção. São esses elementos que garantem a estabilidade do seu prédio.

O problema é que, em alguns casos, as paredes também podem ser elementos estruturais, funcionando igual a uma viga ou a um pilar de concreto. Mas como identificar isso num prédio antigo, por exemplo, que nem planta de estrutura se tem? Nesses casos, antes de proceder a demolição da parede, deve-se fazer inspeções: descascar o reboco (acabamento em massa) da parede na parte superior para ver se há vigas de concreto, e, ao longo da parede e nas extremidades para ver se há pilar. Caso tenham vigas e pilares de concreto, unidos, o prédio foi feito no sistema tradicional de estrutura: concreto armado. Nesse caso, a parede não é elemento estrutural, ela serve apenas de vedação, ou seja, via de regra, ela pode ser removida.


Caso você descasque o reboco e não apareça viga de concreto, nem pilares de concreto, apenas tijolo de barro (comum nas construções antigas), ou mesmo blocos cerâmicos ou de concreto, é muito provável que se trate de alvenaria estrutural, e, portanto, não se pode derrubar parede. Isso é comum em casas, mas muitos prédios adotam esse sistema também.


Um engenheiro calculista deve ser envolvido e assinar um termo de responsabilidade técnica por qualquer vão que se pretenda abrir para não comprometer a estrutura do prédio. Em casas, é bem comum se usar vigas metálicas e reforços de fundação.

Na dúvida, tenha sempre um profissional para te orientar. Esse assunto é bastante sério e pode colocar não só você mas seus vizinhos em risco.


Em reformas de apartamentos, sempre exija do condomínio o projeto das reformas que estão sendo feitas pelos seus vizinhos. Zele pela segurança de todos.


Boa reforma!


Alvorada Arquitetos

8 visualizações

contate-nos :)

preencha o formulário de contato abaixo e converse com um arquiteto!

Que tipo de imóvel você tem?
  • insta
  • face
  • linke

prefere escrever um e-mail?

projetos@alvorada.arq.br

quer enviar seu trabalho pra gente?

fornecedores@alvorada.arq.br

curriculos@alvorada.arq.br

prefere mensagem no whatsapp?

+55 11 97328-3249

 

R. Francisco Leitão, 258 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05414-901

2020 © Alvorada Arquitetos | todos os direitos reservados 

Perguntas frequentes

Além do projeto, vocês executam a obra?


Nós temos equipes parceiras que executam nossos projetos. São equipes que dispõe de profissionais qualificados que seguem à risca o projeto e que zelam pela qualidade, prazo e segurança. Dúvidas e eventuais ajustes de projeto durante a obra são comuns, por isso, indicamos que você tenha o arquiteto te dando esse suporte de acompanhamento. Estaremos junto com você nessa fase!




Vocês fazem reforma de casas?


Sim! Envie esses projetos para projetos@alvorada.arq.br para que possamos avaliar :)




Vocês ganham comissão ao indicar algum revestimento ou acabamento?


Não. Não cobramos taxa ou ganhamos comissão ao indicar ou orçar materiais para sua obra. Inclusive, pedimos pros fornecedores retirarem esse custo. Entendemos que essa prática acaba onerando, em última instância, os nossos clientes. E não queremos isso. Queremos clientes que sejam nossos parceiros, queremos crescer junto com vocês e não sobrepor gastos.




Quanto custa o projeto?


O preço varia de acordo com a tipologia do projeto, tamanho e complexidade, mas, por experiência, o valor do projeto completo de arquitetura costuma ficar entre 5% a 15% do valor total da obra.




Gostei, quero conversar com vocês sobre o meu imóvel. Como faço contato?


Você pode preencher nosso formulário de contato e conversar com nossos arquitetos! Nós vamos fazer uma breve avaliação para entendermos se temos a melhor solução pra você e como podemos te ajudar :) Se preferir, mande mensagem no whatsapp!




Vocês fazem decoração / interiores?


Nós fazemos a decoração macro do seu apartamento: especificamos mobiliários móveis (sofás, mesas, cadeiras, pufes, aparadores, racks), cortineiros/persianas, tapetes grandes, marcenaria fixa, espelhos. Não fazemos a decoração micro do seu apartamento: almofadas, pequenos objetos decorativos ou pessoais, quadros, louças, talhares, etc. Nós também te ajudamos a especificar o verde da sua casa. Indicamos as espécies que são adequadas pra você colocar nos vasos do interior do seu apartamento: ter plantas em casa faz toda a diferença no astral do seu apê :)




Vocês fazem reforma de cômodos isolados, por exemplo só cozinha ou banheiro?


Infelizmente não temos conseguido absorver essas demandas na nossa rotina :(




Quando custa a obra, pra reformar ou construir do zero?


Para fazer as adaptações elétricas, hidráulicas, colocar piso, forro, instalar o ar condicionado e fazer a marcenaria fixa, o custo por metro quadrado costuma girar em torno de R$2.500 a R$5.000. Essa margem um tanto ampla é por conta dos acabamentos, que acabam geralmente representando cerca de 50% do orçamento e pode variar bastante de projeto pra projeto. O valor da parte civil, também chamada como "cinza", ou "fixa", que já inclui a mão de obra e administração de obra, costuma ficar entre 35 a 45% do total da obra, de acordo com o nível de complexidade e padrão de acabamentos. Mas não se preocupe. Assim que o projeto estiver pronto, a ideia é que você possa receber um orçamento de execução com a previsão de custo de cada etapa. Assim, você poderá inclusive ajustar o projeto conosco ou os serviços para que encontremos a solução ideal que atenda suas necessidades. Queremos ver seu projeto realizado!




Vocês fazem projeto de estrutura, elétrica, hidráulica, incêndio, climatização, etc?


Não, entretanto, podemos indicar projetistas com grande experiência que poderão ser contratados. No caso de reforma de apartamento, não é tão comum precisar desses projetos, pois geralmente a própria equipe de obras já tem qualificação técnica suficiente. Em obras novas, com certeza você vai precisar de projetistas específicos! É um atalho pra não perder tempo lá na frente.




Vocês fazem aprovação de projeto na prefeitura e concessionárias?


Não. Entretanto, esse serviço é feito por empresas especializadas. Avaliamos juntos caso a caso.





whatsapp-logo-1.png