Buscar
  • Alvorada Arquitetos

Como saber se posso derrubar uma parede?

Você está pensando em ampliar os ambientes do apartamento ou de sua casa. Mas aí vem aquela dúvida. Será que eu posso tirar essa parede?


Basicamente, você deve SEMPRE seguir essa orientação:


Nunca, em hipótese alguma, derrube um elemento estrutural do seu prédio. Ou seja, nunca remova ou faça aberturas em pilares, vigas e lajes da sua construção. São esses elementos que garantem a estabilidade do seu prédio.

O problema é que, em alguns casos, as paredes também podem ser elementos estruturais, funcionando igual a uma viga ou a um pilar de concreto. Mas como identificar isso num prédio antigo, por exemplo, que nem planta de estrutura se tem? Nesses casos, antes de proceder a demolição da parede, deve-se fazer inspeções: descascar o reboco (acabamento em massa) da parede na parte superior para ver se há vigas de concreto, e, ao longo da parede e nas extremidades para ver se há pilar. Caso tenham vigas e pilares de concreto, unidos, o prédio foi feito no sistema tradicional de estrutura: concreto armado. Nesse caso, a parede não é elemento estrutural, ela serve apenas de vedação, ou seja, via de regra, ela pode ser removida.


Caso você descasque o reboco e não apareça viga de concreto, nem pilares de concreto, apenas tijolo de barro (comum nas construções antigas), ou mesmo blocos cerâmicos ou de concreto, é muito provável que se trate de alvenaria estrutural, e, portanto, não se pode derrubar parede. Isso é comum em casas, mas muitos prédios adotam esse sistema também.


Um engenheiro calculista deve ser envolvido e assinar um termo de responsabilidade técnica por qualquer vão que se pretenda abrir para não comprometer a estrutura do prédio. Em casas, é bem comum se usar vigas metálicas e reforços de fundação.

Na dúvida, tenha sempre um profissional para te orientar. Esse assunto é bastante sério e pode colocar não só você mas seus vizinhos em risco.


Em reformas de apartamentos, sempre exija do condomínio o projeto das reformas que estão sendo feitas pelos seus vizinhos. Zele pela segurança de todos.


Boa reforma!


Alvorada Arquitetos

7 visualizações
Que tipo de imóvel você tem?
  • insta
  • face
  • linke

prefere escrever um e-mail?

projetos@alvorada.arq.br

quer enviar seu trabalho pra gente?

fornecedores@alvorada.arq.br

curriculos@alvorada.arq.br

prefere mensagem no whatsapp?

+55 11 97328-3249

 

R. Francisco Leitão, 258 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05414-901

2020 © Alvorada Arquitetos | todos os direitos reservados