top of page

Residência Gonzalez Monteiro

ano: 2023
tamanho em metros quadrados: 107
serviços: projeto  + acompanhamento de obra
fotografia: ana mello

Casas de vila são uma espécie de refúgio dentro da cidade de São Paulo. Algumas delas parecem paradas no tempo, quase intactas, outras, não se furtam em sonhar com grandes mudanças.

Foi assim que recebemos o projeto da residência Gonzalez Monteiro. Por mais de 40 anos viveu ali um casal que viu gerações crescerem. A vontade de estar junto e as novas necessidades da família motivaram uma intervenção completa do imóvel.

A fachada buscou uma unidade entre os vizinhos, respeitando o gabarito das casas ao lado e adotando tons e materiais neutros. No interior, o uso de cores claras e calmas traz uma nova sensação ao lar.

O térreo, antes escuro, seccionado, com uma escada que separava as salas, deu lugar a um salão amplo, contínuo, bem iluminado e ventilado.

A cozinha recebe o sol da manhã, e, à noite, a iluminação artificial cria uma atmosfera agradável e tranquila.

Ao fundo, na antiga edícula, foi criado um espaço para cozinhar e receber. Ali, uma combinação de ladrilhos hidráulicos dá cor e movimentos aos ambientes.

O andar superior foi reconfigurado para receber duas suítes. Os banhos foram projetados com iluminação zenital e ventilação permanente. Na cobertura, foi posicionado um escritório, que se abre para um solário que dá vista para o Ginásio do Ibirapuera.

O tijolo que antes compunha a estrutura lateral da casa foi descascado, relembrando um pouco do sistema estrutural original. Vigas metálicas para abrir os vãos necessários foram deixadas, sempre que possível, aparentes, para contar um pouco das intervenções através do sistema estrutural.

A arquitetura tem essa capacidade de proporcionar novas possibilidades de uso dos espaços, novas rotinas e relações entre as pessoas. Este lar sempre foi um ponto de encontro familiar e agora com espaços completamente renovados permitirá novas dinâmicas e muitas outras vivências familiares.

bottom of page