Apartamento Brasil

ano: 2015

tamanho em metros quadrados: 70

serviços: projeto  + administração de obra

fotografia: pedro kok

Localizado no Centro de São Paulo, no 20º andar do recém-construído Edifício Brasil, com uma vista privilegiada para a cidade: esse era o contexto no qual o apartamento estava inserido.
 
O projeto nasceu do desejo dos arquitetos, logo aprovado pelos clientes, em conectar os espaços para que a cidade pudesse se fazer presente em qualquer ponto do apartamento, criando um diálogo constante entre o exterior e o interior.
 
O partido inicial foi remover um dos dormitórios, um banheiro e alterar o layout original da cozinha. Da sala, integrada com a cozinha e com uma das varandas, vê-se o quarto e a paisagem. Do quarto, vê-se a cozinha e sala, e, através da segunda varanda, uma nova perspectiva do Centro. Ao se estender para as duas varandas, o piso em taco palito de madeira Sucupira traz esses ambientes para dentro do apartamento e reforça a unidade proposta pelo projeto.
 
A bancada da cozinha é parte fundamental da casa, ela define o desenho da entrada do apartamento e, tendo em seu desenho externo adega, bar e pequena biblioteca, dá suporte ao espaço de convivência da sala e varanda.
 
Buscou-se utilizar materiais que reforçassem a sua própria natureza, e evitassem, portanto, imitar alguma coisa. Arquitetos e proprietários compactuaram com a escolha dos acabamentos até o fim da obra: madeiras maciças, compensado naval com o topo aparente, laminado com cores sólidas, mdf com massa única colorida, porcelanato natural, granito, inox.
 
Na sala, sobre o piano e o sofá, uma estante em mdf vermelho em formato de labirinto conversa com a parede oposta onde se encontra um interessante aparador em madeira, feito pelo proprietário em um curso de marcenaria em 2014. Nos armários do quarto, mdf cinza escuro externamente e, em todas as divisões interiores, cor violeta.
 
O mobiliário possui desenho moderno e o projeto de iluminação artificial foi tratado com atenção, para que, durante a noite, a casa pudesse oferecer o conforto e o acolhimento necessário para os moradores.

contate-nos :)

preencha o formulário de contato abaixo e converse com um arquiteto!

Que tipo de imóvel você tem?
  • insta
  • face
  • linke

prefere escrever um e-mail?

projetos@alvorada.arq.br

quer enviar seu trabalho pra gente?

fornecedores@alvorada.arq.br

curriculos@alvorada.arq.br

prefere mensagem no whatsapp?

+55 11 97328-3249

 

R. Francisco Leitão, 258 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05414-901

2020 © Alvorada Arquitetos | todos os direitos reservados 

Perguntas frequentes

Além do projeto, vocês executam a obra?


Nós temos equipes parceiras que executam nossos projetos. São equipes que dispõe de profissionais qualificados que seguem à risca o projeto e que zelam pela qualidade, prazo e segurança. Dúvidas e eventuais ajustes de projeto durante a obra são comuns, por isso, indicamos que você tenha o arquiteto te dando esse suporte de acompanhamento. Estaremos junto com você nessa fase!




Vocês fazem reforma de casas?


Sim! Envie esses projetos para projetos@alvorada.arq.br para que possamos avaliar :)




Vocês ganham comissão ao indicar algum revestimento ou acabamento?


Não. Não cobramos taxa ou ganhamos comissão ao indicar ou orçar materiais para sua obra. Inclusive, pedimos pros fornecedores retirarem esse custo. Entendemos que essa prática acaba onerando, em última instância, os nossos clientes. E não queremos isso. Queremos clientes que sejam nossos parceiros, queremos crescer junto com vocês e não sobrepor gastos.




Quanto custa o projeto?


O preço varia de acordo com a tipologia do projeto, tamanho e complexidade, mas, por experiência, o valor do projeto completo de arquitetura costuma ficar entre 5% a 15% do valor total da obra.




Gostei, quero conversar com vocês sobre o meu imóvel. Como faço contato?


Você pode preencher nosso formulário de contato e conversar com nossos arquitetos! Nós vamos fazer uma breve avaliação para entendermos se temos a melhor solução pra você e como podemos te ajudar :) Se preferir, mande mensagem no whatsapp!




Vocês fazem decoração / interiores?


Nós fazemos a decoração macro do seu apartamento: especificamos mobiliários móveis (sofás, mesas, cadeiras, pufes, aparadores, racks), cortineiros/persianas, tapetes grandes, marcenaria fixa, espelhos. Não fazemos a decoração micro do seu apartamento: almofadas, pequenos objetos decorativos ou pessoais, quadros, louças, talhares, etc. Nós também te ajudamos a especificar o verde da sua casa. Indicamos as espécies que são adequadas pra você colocar nos vasos do interior do seu apartamento: ter plantas em casa faz toda a diferença no astral do seu apê :)




Vocês fazem reforma de cômodos isolados, por exemplo só cozinha ou banheiro?


Infelizmente não temos conseguido absorver essas demandas na nossa rotina :(




Quando custa a obra, pra reformar ou construir do zero?


Para fazer as adaptações elétricas, hidráulicas, colocar piso, forro, instalar o ar condicionado e fazer a marcenaria fixa, o custo por metro quadrado costuma girar em torno de R$2.500 a R$5.000. Essa margem um tanto ampla é por conta dos acabamentos, que acabam geralmente representando cerca de 50% do orçamento e pode variar bastante de projeto pra projeto. O valor da parte civil, também chamada como "cinza", ou "fixa", que já inclui a mão de obra e administração de obra, costuma ficar entre 35 a 45% do total da obra, de acordo com o nível de complexidade e padrão de acabamentos. Mas não se preocupe. Assim que o projeto estiver pronto, a ideia é que você possa receber um orçamento de execução com a previsão de custo de cada etapa. Assim, você poderá inclusive ajustar o projeto conosco ou os serviços para que encontremos a solução ideal que atenda suas necessidades. Queremos ver seu projeto realizado!




Vocês fazem projeto de estrutura, elétrica, hidráulica, incêndio, climatização, etc?


Não, entretanto, podemos indicar projetistas com grande experiência que poderão ser contratados. No caso de reforma de apartamento, não é tão comum precisar desses projetos, pois geralmente a própria equipe de obras já tem qualificação técnica suficiente. Em obras novas, com certeza você vai precisar de projetistas específicos! É um atalho pra não perder tempo lá na frente.




Vocês fazem aprovação de projeto na prefeitura e concessionárias?


Não. Entretanto, esse serviço é feito por empresas especializadas. Avaliamos juntos caso a caso.





whatsapp-logo-1.png